12 de Abril de 2008, no Porto
O TALC – Teste de Avaliação da Linguagem na Criança é indicado para crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos. Tem como objectivos: identificar crianças que funcionam significativamente abaixo dos seus pares relativamente à linguagem, identificar áreas específicas fortes e fracas e promover evidência do progresso da intervenção.
O TALC avalia as componentes de Compreensão e Expressão da Linguagem nas áreas da: Semântica (vocabulário, relações semânticas e frases absurdas), da Morfossintaxe (frases complexas e constituintes morfossintácticos) e da Pragmática (funções comunicativas). O tempo de aplicação do TALC é de 30 a 45 minutos.
Formadoras (autoras do TALC)
Eileen Sua Kay
Terapeuta da Fala
Master in Education,
Mestre em Linguística (Psicolinguística)
Professora no Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde
Maria Dulce Tavares
Terapeuta da Fala
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação (Multideficiência)
Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Objectivos
- Identificar e descrever as áreas do desenvolvimento da linguagem aferidas no TALC;
- Descrever a forma de aplicação e cotação;
- A aplicabilidade do teste no diagnóstico e na formulação de planos de intervenção.
Conteúdos Programáticos
Desenvolvimento da linguagem: a semântica, a morfossintaxe e a pragmática;
Descrição das áreas descritas no TALC e os subtestes usados. Discussão da escolha dos itens dos subtestes;
Forma de aplicação e cotação dos subtestes. Exemplificação com alguns casos práticos;
Uso do TALC em diferentes problemas de linguagem: um meio complementar de diagnóstico;
Uso do TALC no planeamento da intervenção: identificação de áreas fortes e fracas e de objectivos de intervenção.
Destinatários: Possuidores e interessados no TALC
Local: Escola Superior de Educação Paula Franssinetti
Rua Gil Vicente,138-142, Porto
Data e Horário: 12 Abril (sábado), das 9.30 às 13 horas
Nº de Vagas - 80 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)