Consentimento Paternal |
Por indicação da Comissão Nacional de Protecção de Dados, deve ser tentada a obtenção do consentimento paternal para o registo de dados das entidades sob vigilância na UVP-SPP. |
Lançada a 73ª notificação electrónica UVP-SPP relativa a Outubro de 2008. Se é Pediatra e não recebe o cartão de notificação da UVP, envie o seu nome e endereço de e-mail para uvp-ppsu@spp.pt |
Nota Informativa
Com o propósito de aumentar a eficiência do sistema, vimos comunicar que a partir do mês de Setembro a notificação para a UVP/SPP passará a ser efectuada apenas por via electrónica.
Agradecendo a continuidade da sua imprescindível colaboração, apresento os melhores cumprimentos
Prof. F. Coelho Rosa
Presidente da Comissão Executiva da UVP/SPP
A Unidade de Vigilância Pediátrica é um departamento da Sociedade Portuguesa de Pediatria criado para promover, facilitar e desenvolver o estudo de doenças raras ou pouco frequentes importantes para a Pediatria e Saúde Infantil portuguesas. O sistema de vigilância nacional de doenças pouco frequentes permite realizar em tempo útil estudos com dimensão (número de indivíduos) que permita obter respostas válidas às questões clínicas ou epidemiológicas colocadas.
A UVP-SPP é um parceiro da INoPSU (International Network of Paediatric Surveillance Units) desde 2002, colaborando com as Unidades filiadas em estudos multinacionais.
A informação obtida pela UVP-SPP provém da notificação sistemática, activa e voluntária pelos pediatras das situações em estudo, via cartão mensal de registo, e o posterior envio de um breve inquérito ao pediatra notificador. Procura-se através do sistema fornecer os dados necessários para o estudo com o menor incómodo e dispêndio de tempo pelos notificadores. A natureza anónima dos casos notificados é um princípio básico do sistema; apenas o notificador poderá conhecer a identidade do caso que notifica.