Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

2º Curso de Bioestatística

foto grupo biostetistica 2

O 2º Curso de Introdução à Bioestatística para Pediatras e Internos de Pediatria, incluído no âmbito de formação do programa da Direcção da SPP, decorreu de 30 de Abril a 2 de Maio, no Porto

RELATÓRIO

Curso de Introdução à Bioestatística para Pediatras e Internos de Pediatria incluído âmbito de formação do programa da Direcção da SPP

Ficha Técnica

Data 30 de Abril a 2 de Maio de 2009
 Duração 24 horas (9.00-13.00h e 14.00-18.00h durante 3 dias)
Local Porto
 Destinatários Pediatras e Internos de Pediatria
nº de formandos 20
Comissão organizadora Direcção da SPP
Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina do Porto
Direcção do Curso Professor Armando Teixeira Pinto
Formadores Professor Armando Teixeira Pinto
Drª Rosa Oliveira
Apoio GSK (no âmbito do protocolo GSK e SPP)
Secretariado

Patrícia Alves
Serviço de Bioestatística e Informática Médica
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto, Portugal
Tel.: +351.225513622; Fax: +351.225513623
E-mail: palves@med.up.pt
Site: http://sbim.med.up.pt

Inscrições 100€  (Incluiu frequência do curso, apoio bibliográfico, material informático e certificados do curso )
Certificado de frequência Participação nas sessões do curso
Folha de presenças diária
Avaliação Facultativa



Objectivos
Estudar métodos básicos de estatística frequentemente utilizados em investigação médica. Não foi considerado como requisito prévio possuir conhecimentos de estatística.
Esperava-se que, no final do curso, os alunos fossem capazes de reconhecer situações nas quais poderão ser aplicados os métodos apresentados; compreender e verificar as suas premissas; interpretar os resultados e criticar a secção de métodos estatísticos e resultados de artigos científicos.

Patrocínios Científicos
Sociedade Portuguesa de Pediatria

Divulgação
Site da SPP. As inscrições fecharam após 10 dias do anúncio do curso

Formandos
A selecção dos formandos foi realizada pela SPP de acordo com os seguintes critérios:

1º Critério:
Pediatras:10;
Internos de Pediatria:10

2º Critério
Região Norte: 6
Região Centro: 6
Região Sul: 6
Ilhas: 2

3º Critério
Ordem de inscrição


Verificaram-se quatro desistências de Pediatras; os suplentes foram subtituidos por ordem de inscrição.
A lista final dos 20 formandos seleccionados foi a seguinte: (a lista inicial dos formandos seleccionados foi previamente divulgada no site da SPP)

Lista final:

Nome Hospital de origem
Ana Sofia Martins das Neves Garrido Centro Hospitalar Gaia e Espinho
Andreia Isabel Carvalho Oliveira Hospital Infante D. Pedro
Cristina Freitas Hospital Central do Funchal
Cristina Isabel da Clara Henriques Hospital D. Estefânia
David Mourão Marques Lito Hospital Vila Franca de Xira
Diana Alexandra Pereira Moreira Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia
Diana Gonzaga Paulino Mendes Hospital Santo António
Filipa Silveira Dias Flor de Lima Hospital São João
Helena Isabel Nunes de Almeida Hospital Fernando Fonseca
José Miguel Machado Monteiro da Costa Hospital de São Marcos
Lígia Sofia Moreira Peralta Hospital Infante D. Pedro
Marcela Sofia Borges Pires Guerra Hospital Infante D. Pedro
Marta Maria de Carvalho da Costa Amado  Centro Hospitalar Barlavento Algarvio
Maria Amélia Cavaco Hospital Central do Funchal
Marta Cristina Conde Hospital D.ª Estefânia
Patrícia Maria Sá Ferreira Hospital Vila Franca de Xira
Pascoal Moleiro Hospital de Santo André
Rita Bellegarde Machado Hospital D.ª Estefânia
Tânia Alexandra Martins Monteiro Centro Hospitalar Barlavento Algarvio
Vera Luísa Abana Rodrigues  Hospital D.ª Estefânia


Resumo do Curso

Abordagem iminentemente prática focada na aplicação e interpretação dos métodos estatísticos a dados médicos reais. Os alunos utilizaram individualmente o computador e as aulas foram apoiadas pelo programa de estatística SPSS 16,0. Foram distribuídas pastas com informação acerca do curso e material didáctico e impressões dos slides apresentados nas sessões. Todo o material didáctico foi também disponibilizado através de uma plataforma de elearning, disponível para todos os inscritos.
Os conteúdos programáticos abordados foram: gestão de dados (tipos de dados, informatização dos dados, verificação de erros); estatística descritiva (tabelas de frequência, medidas de tendência central e dispersão, apresentação gráfica de dados); distribuição normal e outras distribuições teóricas; estimação e intervalos de confiança; construção dos testes de hipótese; testes de hipótese paramétricos e não paramétricos (testes t, teste F (One-Way ANOVA), Mann-Whintey, Kruskal-Wallis, Wilcoxon, Qui-quadrado); correlação e regressão linear simples; testes de diagnóstico (teorema de Bayes, sensibilidade, especificidades, valores preditivos, curvas ROC)

Inquéritos da Avaliação do Curso
Todos os formandos responderam a inquérito anónimo em anexo
A avaliação foi realizada de acordo com os seguintes parâmetros:1 = discordo totalmente; 2 = discordo maioritariamente; 3 = não concordo nem discordo; 4 = concordo maioritariamente; 5 = concordo totalmente

Consideram-se como resultados finais:
- Muito Bom (5): a manter em futuras acções
- Bom (4): a manter em futuras acções
- Suficiente (3): requerem análise e eventuais correções em futuras acções
- Insuficiente (4) reformulação
- Mau (5): eliminação em futuras acções

Resultados finais

Avaliação pelos Formandos (20)

  Muito Bom Bom Suficiente Insuficiente


Mau

Curso atingiu os objectivos esperados 70% 30%      
Objectivos transmitidos de forma clara 85% 15%      
Curso correspondeu às expectativas 50% 50%      
Curso bem organizado 80%  20%      
Horário 10% 70%  10% 10%  
Duração 25% 75%   13%    
Meios audiovisuais 95% 5%      
 Sala 50% 45%  5% 6%  
Material didatico Fácil acesso  60% 35%  5%    
Material didático adequado 75% 25%      
Disponibilidade dos docentes 94% 6%      
Pontualidade dos docentes 100%        
Assiduidade dos docentes 95%  5%      
Bom relacionamento docente/formando 100%        
Método de ensino adequado 65% 35%      
Tempo para prática 24%  70% 5%    
Utilidade no futuro 85%  15%      
Utilidade na carreira 65% 35%      
Aquisição de novos conhecimentos 75% 25%      
Mudanças no local de trabalho 70% 30%      
Gostaria de frequentar outros cursos 60% 30% 10%    




Certificados de Participação e Avaliação

Os certificados de participação foram entregues a todos os formandos.
Aos alunos que o desejaram, foi dada a possibilidade de avaliar os conhecimentos através de uma prova de avaliação. A estes será entregue um certificado de conclusão do curso, com referência à classificação.

Análise Global e Conclusões

O curso decorreu genericamente como planeado. A avalição global foi considerada pelos formandos muito positiva. Os formandos consideraram que os objectivos do curso foram transmitidos de forma clara e o curso atingiu esses objectivos, tendo correspondido às suas expectativas. Todos consideraram que o curso estava bem organizado e manifestaram-se muito satisfeitos relativamente ao mesmo.

Foram ainda enviados para o secretariado da SPP comentários de satisfação sobre o curso e sugestão da realização de outros cursos do mesmo âmbito

No que concerne à calendarização, horário e carga horária do curso, a avaliação foi globalmente positiva, ainda que tenham sido feitos alguns comentários e sugestões que apontam para a necessidade de uma maior carga horária e manifestam desagrado relativamente ao facto de o curso ter decorrido ao fim-de-semana e feriado. Mas por outro lado, foram também feitos comentários que referem que esta calendarização foi adequada, tendo facilitado a conciliação com os horários de trabalho dos formandos.

De um modo geral, o curso transmitiu conhecimentos novos, podendo ser útil para o desenvolvimento da carreira e os formandos manifestaram a intenção de implementar mudanças no seu local de trabalho ou na forma como realizam o seu trabalho, como consequência do curso.
Finalmente, os comentários relativos ao curso parecem demonstrar elevados níveis de satisfação e entusiasmo por parte dos formandos que o frequentaram. 

Fotografia de Grupo:

 


Ver mais fotografias