O 2º Curso de Introdução à Bioestatística para Pediatras e Internos de Pediatria, incluído no âmbito de formação do programa da Direcção da SPP, decorreu de 30 de Abril a 2 de Maio, no Porto
RELATÓRIO
Curso de Introdução à Bioestatística para Pediatras e Internos de Pediatria incluído âmbito de formação do programa da Direcção da SPP
Ficha Técnica
Data | 30 de Abril a 2 de Maio de 2009 |
Duração | 24 horas (9.00-13.00h e 14.00-18.00h durante 3 dias) |
Local | Porto |
Destinatários | Pediatras e Internos de Pediatria |
nº de formandos | 20 |
Comissão organizadora | Direcção da SPP Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina do Porto |
Direcção do Curso | Professor Armando Teixeira Pinto |
Formadores | Professor Armando Teixeira Pinto Drª Rosa Oliveira |
Apoio | GSK (no âmbito do protocolo GSK e SPP) |
Secretariado |
Patrícia Alves |
Inscrições | 100€ (Incluiu frequência do curso, apoio bibliográfico, material informático e certificados do curso ) |
Certificado de frequência | Participação nas sessões do curso Folha de presenças diária |
Avaliação | Facultativa |
Objectivos
Estudar métodos básicos de estatística frequentemente utilizados em investigação médica. Não foi considerado como requisito prévio possuir conhecimentos de estatística.
Esperava-se que, no final do curso, os alunos fossem capazes de reconhecer situações nas quais poderão ser aplicados os métodos apresentados; compreender e verificar as suas premissas; interpretar os resultados e criticar a secção de métodos estatísticos e resultados de artigos científicos.
Patrocínios Científicos
Sociedade Portuguesa de Pediatria
Divulgação
Site da SPP. As inscrições fecharam após 10 dias do anúncio do curso
Formandos
A selecção dos formandos foi realizada pela SPP de acordo com os seguintes critérios:
1º Critério:
Pediatras:10;
Internos de Pediatria:10
2º Critério
Região Norte: 6
Região Centro: 6
Região Sul: 6
Ilhas: 2
3º Critério
Ordem de inscrição
Verificaram-se quatro desistências de Pediatras; os suplentes foram subtituidos por ordem de inscrição.
A lista final dos 20 formandos seleccionados foi a seguinte: (a lista inicial dos formandos seleccionados foi previamente divulgada no site da SPP)
Lista final:
Nome | Hospital de origem |
Ana Sofia Martins das Neves Garrido | Centro Hospitalar Gaia e Espinho |
Andreia Isabel Carvalho Oliveira | Hospital Infante D. Pedro |
Cristina Freitas | Hospital Central do Funchal |
Cristina Isabel da Clara Henriques | Hospital D. Estefânia |
David Mourão Marques Lito | Hospital Vila Franca de Xira |
Diana Alexandra Pereira Moreira | Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia |
Diana Gonzaga Paulino Mendes | Hospital Santo António |
Filipa Silveira Dias Flor de Lima | Hospital São João |
Helena Isabel Nunes de Almeida | Hospital Fernando Fonseca |
José Miguel Machado Monteiro da Costa | Hospital de São Marcos |
Lígia Sofia Moreira Peralta | Hospital Infante D. Pedro |
Marcela Sofia Borges Pires Guerra | Hospital Infante D. Pedro |
Marta Maria de Carvalho da Costa Amado | Centro Hospitalar Barlavento Algarvio |
Maria Amélia Cavaco | Hospital Central do Funchal |
Marta Cristina Conde | Hospital D.ª Estefânia |
Patrícia Maria Sá Ferreira | Hospital Vila Franca de Xira |
Pascoal Moleiro | Hospital de Santo André |
Rita Bellegarde Machado | Hospital D.ª Estefânia |
Tânia Alexandra Martins Monteiro | Centro Hospitalar Barlavento Algarvio |
Vera Luísa Abana Rodrigues | Hospital D.ª Estefânia |
Muito Bom | Bom | Suficiente | Insuficiente |
|
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Curso atingiu os objectivos esperados | 70% | 30% | |||
Objectivos transmitidos de forma clara | 85% | 15% | |||
Curso correspondeu às expectativas | 50% | 50% | |||
Curso bem organizado | 80% | 20% | |||
Horário | 10% | 70% | 10% | 10% | |
Duração | 25% | 75% | 13% | ||
Meios audiovisuais | 95% | 5% | |||
Sala | 50% | 45% | 5% | 6% | |
Material didatico Fácil acesso | 60% | 35% | 5% | ||
Material didático adequado | 75% | 25% | |||
Disponibilidade dos docentes | 94% | 6% | |||
Pontualidade dos docentes | 100% | ||||
Assiduidade dos docentes | 95% | 5% | |||
Bom relacionamento docente/formando | 100% | ||||
Método de ensino adequado | 65% | 35% | |||
Tempo para prática | 24% | 70% | 5% | ||
Utilidade no futuro | 85% | 15% | |||
Utilidade na carreira | 65% | 35% | |||
Aquisição de novos conhecimentos | 75% | 25% | |||
Mudanças no local de trabalho | 70% | 30% | |||
Gostaria de frequentar outros cursos | 60% | 30% | 10% |
Certificados de Participação e Avaliação
Os certificados de participação foram entregues a todos os formandos.
Aos alunos que o desejaram, foi dada a possibilidade de avaliar os conhecimentos através de uma prova de avaliação. A estes será entregue um certificado de conclusão do curso, com referência à classificação.
Análise Global e Conclusões
O curso decorreu genericamente como planeado. A avalição global foi considerada pelos formandos muito positiva. Os formandos consideraram que os objectivos do curso foram transmitidos de forma clara e o curso atingiu esses objectivos, tendo correspondido às suas expectativas. Todos consideraram que o curso estava bem organizado e manifestaram-se muito satisfeitos relativamente ao mesmo.
Foram ainda enviados para o secretariado da SPP comentários de satisfação sobre o curso e sugestão da realização de outros cursos do mesmo âmbito
No que concerne à calendarização, horário e carga horária do curso, a avaliação foi globalmente positiva, ainda que tenham sido feitos alguns comentários e sugestões que apontam para a necessidade de uma maior carga horária e manifestam desagrado relativamente ao facto de o curso ter decorrido ao fim-de-semana e feriado. Mas por outro lado, foram também feitos comentários que referem que esta calendarização foi adequada, tendo facilitado a conciliação com os horários de trabalho dos formandos.
De um modo geral, o curso transmitiu conhecimentos novos, podendo ser útil para o desenvolvimento da carreira e os formandos manifestaram a intenção de implementar mudanças no seu local de trabalho ou na forma como realizam o seu trabalho, como consequência do curso.
Finalmente, os comentários relativos ao curso parecem demonstrar elevados níveis de satisfação e entusiasmo por parte dos formandos que o frequentaram.
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