Organização: Unidade de Neurodesenvolvimento e Autismo do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Resumo: O autismo, termo usado como sinónimo de perturbação do espetro do autismo (PEA), é uma das patologias mais frequentes do neurodesenvolvimento. Tem um início muito precoce e é uma síndrome clínica específica de dificuldades na interação social, comunicação e flexibilidade comportamental que persiste toda a vida. Resulta de disfunção cerebral precoce que tem na origem múltiplas causas, predominando as genéticas. O diagnóstico baseia-se no défice social que a diferencia de todas as outras perturbações que afetam o neurodesenvolvimento infantil. Exige tanto para o diagnóstico, como para a avaliação e intervenção, equipas multidisciplinares especializadas a trabalhar em conjunto para os mesmos objetivos: maximizar a aprendizagem, minimizar os problemas de comportamento, elucidar e apoiar as famílias. Foi com esta perspetiva que desenhámos este curso para um público-alvo alargado, em que vamos privilegiar a troca de conhecimentos em ambiente informal, resultante de mais de duas décadas de experiência, para alcançar os objetivos propostos.
Objetivos: Melhorar o nível de conhecimento, desempenho e atitude face à perturbação do espetro do autismo. Pretende-se que os formandos fiquem capazes de participar na deteção, avaliação, orientação e intervenção da população com autismo desde a idade pré-escolar à vida adulta.
Destinatários: Médicos (internos e especialistas de medicina geral e familiar, de pediatria geral e de pedopsiquiatra), Docentes, Terapeutas, Psicólogos e Enfermeiros e outros profissionais interessados na temática.
Programa: (PDF, 441KB)
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetxJitg4Gd8IkczTBlhPHP_RmMNAHxxrx7GpiPGv5LiWhPHA/viewform
Informações: undahpc@gmail.com